Atuo com intercâmbio desde 2006, sou apaixonada por educação internacional, e acredito fortemente que o intercâmbio é uma das melhores formas de desenvolvermos as competências técnicas e comportamentais, as famosas hard e soft skills, tão valorizadas pelo mercado de trabalho.
Tem uma frase que eu sempre digo: “Intercâmbio é um presente que todos merecem se dar!” Porque fazer um intercâmbio é uma experiência que pode mudar completamente a sua vida! E por isso eu incentivo a todos, a se permitirem viver essa experiência que irá impactar positivamente a sua vida!
Durante a minha carreira na área de intercâmbio, tive a oportunidade de explorar o mundo, deixe-me compartilhar um pouco da minhaexperiência com você:
- Em julho de 2004, eu tive a minha primeira experiência internacional.
Realizei um trabalho voluntário na Patagônia Argentina. Foram 30 dias muito intensos, de muito aprendizado, homesick(saudade de casa) mas foram dias marcantes e que me proporcionaram muito crescimento. Eu atuei apoiando mulheres que sofriam diversos tipos de abuso. Ouvir cada uma das histórias, dar um abraço e acolher essas mulheres, me fizeram enxergar a vida de uma forma muito mais empática e consciente. O trabalho voluntário te transforma numa pessoa melhor, recomendo viver essa experiência!
- Em Abril de 2008 fui premiada como uma das 3 melhores consultoras do programa de Aupair, num ranking nacional de vendas no Brasil. E assim, ganhei uma viagem para New York, Estados Unidos.
Foi memorável estar no coração de NYC, andar pela 5ª Avenida, visitar museus famosos, caminhar pelo Central Park, e me sentirnas cenas de um filme norte americano. A energia que a gente sente quando está nessa cidade vibrante é inexplicável. Considere incluir New York na sua lista, essa experiência vale cada segundo!
- Em Setembro de 2008, realizei um intercâmbio de curso de espanhol, em Buenos Aires, na Argentina. Estudei na escola Coined, conheci pessoas de vários países, aprimorei o idioma e me hospedei numa casa de família, foi uma experiencia de imersão na cultura argentina e foi incrível!
Visitei muitos pontos turísticos, museus, parques lindíssimos, assisti espetáculos de tango, tanto na calle Florida, como no Café Tortoni. Foram dias interessantes e divertidos, que me fizeram me apaixonar ainda mais pela cultura Argentina.
Se você quer aprender espanhol, num país próximo do Brasil e com ótimo custo-benefício, fica aqui a indicação desse país!
- Em Setembro de 2009, realizei o meu primeiro intercâmbio em país de língua inglesa. Fiz um curso de inglês para negócios em Toronto, no Canadá, na escola ELSLanguage Centers. Os professores são sensacionais, a metodologia da escola é de altíssimo nível e existe um cuidado com o mix de nacionalidades, para que o estudante possa de fato desenvolver o inglês.
Me hospedei numa casa de família, onde o casal de hosts era de Londres, Inglaterra, mas já moravam há mais de 25 anos no Canadá. Eles me acolheram como neta, me ajudavam com a tarefa, me chamavam pra sala pra socializar e toda quinta-feira tinha o tradicional chá a tarde com os amigos da mesma idade! Onde eu experimentei pela primeira vez o famoso chá inglês, acompanhado de uma taça com bolo branco, frutas e sorvete, e segundo eles, eu poderia comer sem peso na consciência porque aquela sobremesa deliciosa não engorda, será? Kkkk Com toda certeza um momento inesquecível!
- Em Janeiro de 2010 fui convidada pela Organização Discovery para ser líder de High School na Nova Zelândia.Acompanhei um grupo de 40 estudantes do Brasil todo, para cursar um período do ensino médio na Nova Zelândia.
Visitei escolas de ensino médio e conheci toda infraestrutura dessas escolas, também oferecida para alunos internacionais.
Um dos meus estudantes deu a melhor definição sobre a Nova Zelândia, ele disse: “Susi, Nova Zelândia é um paraíso, você sente que você pisou na casa de Deus”. UAUUUU! Foi exatamente a mesma sensação que eu tive quando pisei nesse paraíso. Imagina um país com beleza natural exuberante, acolhedor, seguro, com praia e estação de ski a uma hora de distância, possui o segundo maior bungee jump do mundo, um verdadeiro cenário de filme: te apresento a Nova Zelândia! Quer conhecer um país com uma beleza de tirar o fôlego, vá para a Nova Zelândia!
- Em Agosto de 2012 fui para a Cidade do México e para Acapulco, no México.
Foi uma experiência marcante, pois eu pratiquei espanhol, conheci pessoas receptivas, comi muita comida picante, tacos, tortillas, nacho, burritos, e muito mais. Me surpreendi ao conhecer mais sobre a cultura mexicana, as músicas mais famosas, assisti os mariachis ao vivo e visitei lugares históricos como o Zócalo, Palacio Bellas Artes, Palaçio Nacional, entre outros. Além disso, fiquei hospedada no mesmo hotel onde foi filmado o episódio do chaves em Acapulco, para os fãs de carteirinha, é uma experiência incrível né? Rs e para fechar a viagem conheci o famoso penhasco em Acapulco, La quebrada. Foi demais!
- Em Abril de 2015 realizei visitas técnicas em escolas de idiomas e universidades nos Estados Unidos. Conheci 5 estados: New York, New Jersey, Pensilvânia, Carolina do Norte e do Sul e Illinois. Conhecer de perto a infraestrutura dessas Universidades, escolas de idiomase as acomodações, como as residências estudantis, dentro do campus foi impressionante.
Cada uma das instituições possui características que atendem diferentes gostos e perfis, e oferecem alto nível de ensino, proporcionando uma experiência inesquecível e diferenciada para os estudantes internacionais. Se você deseja aprimorar o inglês, viver a experiência de conviver com os norte-americanos, dentro de uma universidade, é a melhor opção!
- Em Agosto de 2016 fui líder de High School no Canadá. Visitei as escolas de ensino médio e conheci a infraestrutura das escolas. Algumas aulas eletivas me chamaram a atenção, como projetos de Web designer, que até a tomada da escola foi impressa em impressora 3D na própria escola. E também os alunos canadenses, que ao terminarem o ensino médio, abriram uma empresa de prestação de serviço de pintura predial, competência essa que foi desenvolvida durante o curso de ensino médio. Isso é sensacional, não é?
E realizei também um curso de inglês acadêmico na escola Kaplan, em Toronto no Canadá. Explorei muito a cidade, e me hospedei numa casa de família composta por um português e uma húngara, onde falávamos apenas em inglês e pude conhecer mais sobre ambas as culturas. E o mais interessante é que mantemos contato até hoje!
- Em Abril de 2017 Realizei visitas técnicas em escolas de idiomas na Inglaterra: Londres, Brighton Bournemouth e Cambridge, e também nas escolas da França, em Paris, La Rochelle e Amboise.
Foi uma experiência incrível, ao visitar algumas universidades em Cambridge,me senti dentro do Castelo do Harry Potter. A Inglaterra possui uma atmosfera única, não é apenas pela beleza arquitetônica, mas também pela educação dos ingleses e o clima, que a tornam inesquecível.
Além disso, conhecer pessoalmente a França foi algo marcante pra mim, cada lugar que você visita, é uma parte da história que você sente estar viva dentro de você! Amboise, a cidade dos Castelos, é impressionante, imagina que eu visitei o túmulo de Leonardo Da Vinci! Uauuu! Foi além do que poderia imaginar, a sensação é inexplicável. É muita história, muita riqueza de cultura. Você precisa viver essa experiência!
- Ainda em Abril de 2017 após a minha viagem a trabalho, realizei um curso de francês na escola Eurocentres.
O mais incrível pra mim, foi que eu não falava nada de francês, então tudo foi uma aventura. Me lembro que ao pegar um taxi pra ir pra casa da família, eu pensei “O que eu vim fazer na França sem falar francês?” rsrsrs Mas encarei o desafio: me hospedei numa casa de família francesa, e ao conhecer a minha host, Fione, eu perguntei em inglês: “Do you speak English? E ela respondeu “No” e eu continuei: Hablas español?”e ela respondeu: “un poquito”, na hora senti um alívio, mas ao conversar coma Alicia, neta dela, e dizer “que bom que a sua avó fala espanhol” e ela responder “aminha avó só fala a frase um poquito, mas nada”, o meu coração disparou de novo kkkkk Mas o dia-a-dia, o curso de francês e a coragem de me expor foram me ensinando a como aproveitar cada momento. Conheci sobre a cultura francês e aprendi um pouco do idioma, visitei a Torre Eiffel, o Museu du Louvre, Palácio Versalhes, Cathedral Notre Dame, a Basílica Sacré-Coeur, e claro, fiz o passeio de barco no Rio Sena. Resumindo, me apaixonei pela França e o desafio foi voltar para o Brasil, com certeza eu moraria na França!
- Em Julho de 2017 eu organizei um grupo de curso de idiomas acima dos 30 anos para a Ilha de Malta. E uma das minhas estudantes tinha 62 anos, ela estava aposentada no Brasil e queria viver a experiência do Intercâmbio pela primeira vez!
Aqui eu quero compartilhar um pensamento com você: Me admira muito, pessoas que saem da zona de conforto para viver o novo, porque pessoalmente posso dizer que sei o quanto não é fácil, mas acompanhar uma pessoa de 62 anos que se permitiu viver essa experiência, deixando de lado o medo, talvez a vergonha e o preconceito que muitas vezes existe, é ADMIRÁVEL! Por isso eu incentivo a todos, independente da idade, se permitir viver essa experiencia pelo menos uma vez na vida, embora eu saiba que será impossível não repetir a dose.
Voltando a Malta, foi surpreendente tudo que vivemos naquele paraíso, mar mediterrâneo, água cristalina, uma beleza natural impressionante. Além disso, andar pelas ruas estilo medieval, visitar cidades como Medna, a cidade do silencio, Senglea e Vitoriosa são experiências marcantes.
Malta é um país muito acolhedor, o idioma oficial é o inglês, possui mais de 365 igrejas, ou seja, você pode conhecer uma igreja por dia, e oferece inúmeros lugares lindíssimos para visitar Super recomendo viver essa experiência!
- Em Julho de 2018 eu embarquei para Sydney, na Austrália para realizar um intercâmbio de Estudo e Trabalho.
Fiz o curso preparatório de Cambridge na Elsise trabalhei como Gerente Comercial escola NSW Business College. O dono da escola é Tailandês, o que me permitiu aprender sobre a cultura tailandesa e alguma palavras do dia a dia. Viver em Sydney é inexplicável, é uma cidade vibrante, segura, com pessoas do mundo todo, é moderna, organizada, limpa, e possui muitas oportunidades profissionais. Austrália é o país que possui o maior salário mínimo do mundo, o que atrai muitos estudantes que geralmente estendem o curso, e muitos se tornam cidadãos australianos.
Para quem busca uma oportunidade profissional além de pessoal, Austrália é uma excelente opção!
- Em Março de 2022 embarquei para Covilhã, Serra da Estrela em Portugal. Durante o ano de 2022 eu pude viver o dia-a-dia português, atuei como palestrante e treinadora para algumas empresas portuguesas.
Foi um ano de muito crescimento e oportunidades, e um grande aprendizado que tive durante esse período foi que embora tenhamos o mesmo idioma, português, o intercâmbio vai muito além da língua, existem diferença culturais relevantes, e isso desenvolve a nossa capacidade de ser mais tolerante e respeitar uma cultura diferença da nossa.
Agora que você conhece um pouco da minha história, e para que a sua experiência seja segura, produtiva e inesquecível, me permite te acompanhar nesta jornada?