O Canadá anunciou mais medidas temporárias para apoiar os alunos internacionais que atualmente não podem entrar no país, incluindo o compromisso de que os alunos em programas pós-secundários de oito a 12 meses ainda serão elegíveis para autorizações de trabalho de pós-graduação se o estudo for fora do Canadá.
O Immigration, Refugees and Citizenship Canada (IRCC) publicou em 27/08/2020 uma atualização sobre as políticas temporárias para estudantes impactados pela Covid-19 .
O IRCC disse: “Os alunos matriculados em programas entre oito e 12 meses de duração que começaram durante os períodos de primavera, verão ou outono (de maio a setembro) de 2020 poderão se inscrever para uma autorização de trabalho de pós-graduação se concluírem todos os seus programa fora do Canadá. ”
Estudos online valido para permissão de trabalho
Também foi confirmado que os alunos internacionais poderão estudar online no exterior até 30 de abril de 2021, sem afetar a elegibilidade e a duração de uma futura autorização de trabalho de pós-graduação, desde que possam concluir 50 por cento do curso no Canadá.
O IRCC também disse que os alunos matriculados em um programa com a data de início de maio a setembro de 2020, que estudam online até 30 de abril de 2021 e que se formaram em mais de um curso de estudo, podem combinar a duração de seus programas ao se inscrever para trabalho pós-estudo, contanto que metade de todos os estudos tenham sido concluídos no Canadá.
No comunicado, o IRCC disse: “Os alunos que enviarem uma inscrição completa receberão processamento prioritário e estarão prontos para viajar para o Canadá logo após as restrições de viagem serem modificadas.”
Abertura de Fronteiras ainda incerta
O governo não deu nenhuma indicação de quando as fronteiras serão abertas para estudantes internacionais. De acordo com as regras atuais, apenas os alunos que receberam autorização de estudo antes de 18 de março de 2020 e que têm um motivo ‘não discricionário’ para viajar – como um curso em laboratório, a falta de opções online do provedor ou restrições de internet em seu país de origem – pode entrar no Canadá.
O IRCC também reafirmou o processo de solicitação de autorização de estudo em duas fases anunciado anteriormente, que permite que aqueles que não podem enviar uma inscrição completa obtenham uma avaliação de elegibilidade da primeira fase e uma decisão final com base nos requisitos de admissibilidade na segunda fase, como biometria ou os resultados de um exame médico.
O IRCC disse que pretendia processar todas as avaliações de elegibilidade do primeiro estágio antes do início do semestre de outono.
Os alunos que já estão no Canadá e tiveram seus estudos reduzidos ou interrompidos por causa da Covid-19 terão permissão para continuar trabalhando no campus ou fora do campus se sua licença permitir, disse o IRCC.